Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Metade demora menos de 15 minutos até ao trabalho

Metade da população empregada nacional demora menos de um quarto de hora de casa ao trabalho, revela o INE em dados inéditos do inquérito ao emprego.

Bruno Simão/Negócios
17 de Junho de 2016 às 12:05
  • ...

Um pouco mais de metade da população empregada em Portugal (51,3%) demora menos de 15 minutos a chegar ao emprego, cerca de um terço (30,5%) leva entre 15 minutos a 30 minutos e 14,1% gasta entre 30 minutos e uma hora entre casa e trabalho. Só 3,9% dos trabalhadores excede uma hora na deslocação. Estas são conclusões avançadas pelo INE a partir de um módulo específico do Inquérito ao Emprego realizado no segundo trimestre de 2015 dedicado à "organização do trabalho e do tempo de trabalho".

O inquérito está dividido em três grandes temas – flexibilidade do horário de trabalho; métodos e organização do trabalho e local de trabalho – e foi feito à população empregada residente em Portugal com 15 e mais anos, abrangendo cerca de 4,6 milhões de pessoas. No destaque divulgado à imprensa o INE destaca vários resultados em cada tema a partir das respostas dos inquiridos:

Flexibilidade do horário de trabalho

- Dois terços da população empregada (66,8%) não tem influência sobre a definição do seu horário diário, que é determinado pela empresa, pelos clientes ou por disposições legais;

- Para 62,9% dos inquiridos é fácil ou muito fácil ausentar-se do local de trabalho por uma ou duas horas. Já tirar um ou dois dias de férias planeados com pouca antecedência só é fácil ou muito fácil para 39,9% dos empregados. Em ambos os casos os homens têm mais flexibilidade.

- Dois terços ajustam o horário para o adaptar a exigências de trabalho, dos clientes ou chefes apenas pontualmente – menos de uma vez por mês. Mulheres mudam menos.

- Mais de metade (56,6%) não tem contactos profissionais fora horário de trabalho.


Método e organização do trabalho


- Mais de metade dos trabalhadores (55,3%) faz o registo do seu tempo de trabalho, sendo o registo electrónico o método mais frequente (21% da população).

- Mais de metade diz que trabalha sob pressão grande ou moderada do tempo (55,5%).

- Perto de dois terços (63,1%) respondeu que tem autonomia para escolher o tipo e a ordem das tarefas que desempenha.


Local de trabalho


- A grande maioria trabalha em instalações da entidade empregadora (71,9%), e dois terços (66,2%) trabalha sempre no mesmo local.

- Um pouco mais de metade diz demorar menos de 15 minutos entre o emprego e o local de trabalho. Apenas 3,9% responde demorar mais de uma hora.

Ver comentários
Saber mais Emprego INE condições de trabalho
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio