Notícia
Costa vai tutelar missão "Portugal In" para atrair negócio do Brexit
A estrutura temporária designada por "Portugal In" trabalhará sob a dependência do primeiro-ministro. Bernardo Trindade vai ser o seu presidente.
O Conselho de Ministros aprovou nesta quinta-feira, 30 de Março, a criação de uma estrutura temporária designada por "Portugal In, que "terá como desígnio atrair para Portugal investimentos que pretendam permanecer na União Europeia após a saída do Reino Unido".
"Sob a dependência do primeiro-ministro, esta Estrutura de Missão vem contribuir para o cumprimento do objectivo definido no Programa de Governo de captação de mais e melhor investimento directo estrangeiro, essencial para reforçar a competitividade da economia nacional", refere o comunicado do Conselho de Ministros.
Essa estrutura será constituída por uma comissão executiva presidida por Bernardo Trindade, secretário de Estado do Turismo nos governos de José Sócrates. Integram ainda essa estrutura Chitra Stern e Gonçalo da Gama Lobo Xavier. São escassas as referências que se encontram de ambos, mas Chitra Stern terá nascido em Singapura e administrado o Martinhal Beach Resort & Hotel no Carvoeiro, e Gonçalo Lobo Xavier terá sido membro do comité económico e social europeu. O respectivo mandato termina a 31 de Dezembro de 2019.
Várias cidades europeias estão já bem adiantadas no processo de atrair empresas que saiam do Reino Unido por causa do Brexit, em particular no sector financeiro. Como o Negócios noticou em Dezembro último, Lisboa tem trunfos mas até agora está sem estratégia.