Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Centeno defende política orçamental como ferramenta e pisca olho à Alemanha

Mário Centeno deu uma entrevista em Davos onde defendeu um reforço em termos de política orçamental na Europa, colocando a Alemanha como exemplo.

EPA
24 de Janeiro de 2020 às 10:39
  • ...

O presidente do Eurogrupo e ministro das Finanças de Portugal, Mário Centeno, defendeu que a "política orçamental deve atuar sempre que necessário" e deu a Alemanha como exemplo de um país que tem condições para o fazer.

Centeno mostra-se esperançoso de que exista mais ação ao nível da política orçamental ao longo deste ano, "de forma que em 2020 possamos finalmente ver uma aceleração da economia global", afirmou o presidente do Eurogrupo numa entrevista à Bloomberg TV, em Davos, no encontro anual do Fórum Económico Mundial.

Para este reforço na política orçamental, Centeno conta com a Alemanha. "Sabemos que alguns países têm mais margem do que outros para agir, e na verdade vemos alguma ação por parte da Alemanha. Este grande investimento no setor dos caminhos de ferro que acaba de ser anunciado pelo governo alemão vai precisamente nessa direção".

No que toca ao Eurogrupo, o presidente afirma que a prioridade política para este ano é avançar com o projeto da união bancária.

Numa intervenção na véspera, a propósito de um debate também em Davos, Centeno defendeu que a moeda única europeia pode, passo a passo, fortalecer-se e aspirar atingir o estatuto do dólar enquanto divisa de reserva de referência a nível internacional. 

Ver comentários
Saber mais Mário Centeno Alemanha Davos economia negócios e finanças macroeconomia Informação sobre empresas economia (geral) política orçamento orçamento do estado e impostos governo (sistema) ministros
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio