Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Centeno assume presidência do conselho de governadores do BEI

O ministro das Finanças assumiu esta quarta-feira a presidência do conselho de governadores do Banco Europeu de Investimento, sucedendo no cargo ao responsável pelas Finanças da Polónia. O mandato tem a duração de um ano.

Negócios 24 de Maio de 2017 às 18:34
  • ...

Mário Centeno assumiu esta quarta-feira, 24 de Maio, a presidência do conselho de governadores do Banco Europeu de Investimento (BEI), informou através de comunicado o Ministério das Finanças. O mandato do ministro português das Finanças terá a duração de um ano, com Centeno a suceder no cargo ao homólogo polaco.

 

Ao contrário da possibilidade de Mário Centeno vir a liderar o Eurogrupo, uma decisão dependente de votação da parte dos países que integram a Zona Euro, a nomeação do ministro português decorre de um processo automático de rotação que, segundo as regras do BEI, segue a ordem alfabética (em inglês) dos Estados-membros da União Europeia.

 

Na nota enviada às redacções, as Finanças explicam que, no âmbito das competência de Centeno estará a presidência da "reunião anual do conselho de governadores – composto pelos restantes ministros das Finanças da União Europeia – que deverá ocorrer em maio de 2018, bem como a eventuais a eventuais reuniões extraordinárias do Conselho que venham a ser agendadas".

 

O BEI é uma instituição europeia criada em 1958 e tem como principal função promover o desenvolvimento do mercado comunitário, através de financiamentos concedidos a longo prazo.

 

 

Ver comentários
Saber mais Mário Centeno Banco Europeu de Investimento Eurogrupo Zona Euro União Europeia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio