Notícia
Cavaco escreve aos líderes da UE: "Estivemos à altura"
Por ocasião do 30.º aniversário da adesão, que se celebra em 1 de Janeiro, o Presidente da República enviou uma curta mensagem aos líderes das principais instituições da União Europeia.
"Portugal assumiu plenamente o seu papel enquanto parceiro responsável, activo e até decisivo em certos momentos", considera o Presidente da República numa curta mensagem enviada aos líderes das principais instituições da União Europeia por ocasião do 30.º aniversário da adesão do país à hoje União Europeia, que se celebra a 1 de Janeiro de 2016.
Qualificando a entrada na então Comunidade Económica Europeia como "um dos marcos mais relevantes da História de Portugal no século XX", Cavaco Silva diz que ao longo destas três décadas o país assumiu "plenamente o seu papel enquanto parceiro responsável, activo e até decisivo em certos momentos". "Estivemos à altura, superámos muitas dificuldades e desafios, transformámo-nos estruturalmente e desenvolvemo-nos económica e socialmente. Igualmente importante, com a sua História e vocação universalistas, Portugal acrescentou valor ao projecto europeu", acrescenta.
A mensagem de Cavaco Silva foi dirigida ao Presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, ao Presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e ao Presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz.