Notícia
Brexit pode ser adiado para o final de 2019
A saída efectiva do Reino Unido da União Europeia poderá ser adiado para o final de 2019, devido à falta de condições do Governo de iniciar o processo, revela o Sunday Times.
O Reino Unido poderá adiar para o início do processo de saída da União Europeia, o que deverá levar a que o Brexit ocorra efectivamente no final de 2019, de acordo com o Sunday Times. Em causa está o facto de o Governo estar demasiado "caótico" para dar início ao processo, adianta o jornal, citado pela Reuters.
Segundo fontes próximas do processo, o Governo não tem as infra-estruturas necessárias para dar início ao processo de saída, accionando o Artigo 50. E poderá fazê-lo apenas mais para o final do próximo ano, o que deverá colocar o fim desta questão só no final de 2019, já que este é um processo que deverá demorar dois anos a estar completo.
Os ministros do Governo liderado por Theresa May terão alertado responsáveis da City, o distrito financeiro de Londres, que o Artigo 50 não deverá ser accionado no início de 2017 devido à situação "caótica" que se vive dentro do Executivo, revela o mesmo jornal.
"Os ministros estão a pensar que accionar [o artigo 50] poderá ser adiado para o Outono de 2017", revelou uma das fontes do jornal. "Eles não têm infra-estrutura para as pessoas que precisam de contratar. Eles dizem que nem sabem quais as questões certas a colocar quando finalmente começarem a negociar com a Europa."
O gabinete de Theresa May, questionado sobre esta notícia, disse que o Executivo está a actuar para respeitar a decisão dos ingleses, que a 23 de Junho votaram a favor da saída do Reino Unido da União Europeia. A mesma fonte reiterou que esta é uma das prioridades do Governo, não adiantando mais informação, de acordo com a Reuters.