Notícia
Economia britânica acelerou antes do Brexit
O PIB do Reino Unido cresceu 0,6% no segundo trimestre, impulsionado pelo consumo das famílias e pelo investimento das empresas.
A economia do Reino Unido cresceu 0,6% nos três meses antes do referendo sobre o Brexit, impulsionada pelo aumento do consumo interno e do investimento.
Os dados do gabinete nacional de estatística confirmam as primeiras estimativas divulgadas a 27 de Julho, que já apontavam para uma subida do PIB acima do previsto. Os economistas consultados pela Reuters esperavam que o Reino Unido mantivesse o ritmo de crescimento de 0,4% registado nos primeiros três meses do ano.
No período entre Abril e Junho, os gastos das famílias aumentaram 0,9% em relação ao primeiro trimestre – o ritmo de crescimento mais acelerado em quase dois anos. Já o investimento das empresas subiu 0,5%.
"As respostas aos nossos inquéritos, que incluem o período antes e imediatamente após o referendo, não mostram nenhum sinal, até ao momento, de que a incerteza tenha afectado significativamente o investimento ou o PIB", afirma Joe Grice, economista-chefe do gabinete estatístico, num comunicado citado pela Bloomberg.
Embora os inquéritos não sugiram um grande impacto do referendo no comportamento dos consumidores, o cenário poderá alterar-se nos próximos trimestres, com a subida da inflação a ameaçar anular quase dois anos de crescimento dos salários.
Segundo os economistas consultados pela Bloomberg, a economia britânica deverá contrair 0,1% já no terceiro trimestre.