Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Papa Francisco alerta para risco de "balcanização" da Europa

O Papa Francisco alertou este domingo para o risco de "balcanização" da Europa depois de o Reino Unido ter decidido a saída da União Europeia e apelou a que os Estados-membros tracem um novo caminho, com mais liberdades.

Max Rossi/Reuters
26 de Junho de 2016 às 23:35
  • 1
  • ...

"Temos de encontrar um novo tipo de União", disse o pontífice aos jornalistas, na viagem de regresso a Roma após a visita oficial à Arménia, comentando o Brexit decidido pelos britânicos na passada quinta-feira.

 

"Há alguma coisa que não está a funcionar nesta maciça, pesada União. Mas não vamos deitar fora o bebé com a água do banho", disse Francisco.

 

O Papa admitiu que o Brexit pode impulsionar a independência de países, como a Escócia, e regiões, como a Catalunha (Espanha), o que poderia levar à "balcanização" da Europa.

 

O líder da igreja Católica apelou ainda para que os líderes europeus estejam abertos "a uma desunião criativa e saudável". "Ou seja, [disponíveis para] dar mais independência, mais liberdade aos países na União Europeia", disse.

 

Na sexta-feira, quando foram conhecidos os resultados do referendo britânico, o Papa Francisco disse que a Europa tem o dever de olhar por todos os seus cidadãos. "O povo expressou a sua vontade", disse. "Isto requer grande responsabilidade para garantir o bem-estar do povo do Reino Unido, tal como o bem-estar e coexistência de todo o continente europeu".

 

Os eleitores britânicos decidiram que o Reino Unido vai sair da União Europeia, depois de o Brexit ter conquistado 51,9% dos votos no referendo de quinta-feira. Por definir está a forma como será feito 'o divórcio'.

 

O presidente de França, François Hollande, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, chegaram hoje a um "acordo completo" sobre como lidar com o resultado do referendo, sublinhando a "necessidade de iniciativas a favor da Europa e de agir rapidamente em relação a prioridades concretas".

 

As discussões sobre o Brexit vão continuar na segunda-feira, em Berlim, "de forma a conseguir a maior clareza possível sobre a situação, para não deixar nenhuma incerteza", segundo fontes comunitárias.

Ver comentários
Saber mais Papa Francisco Escócia Roma Arménia Catalunha Espanha União Europeia Europa Reino Unido França François Hollande Angela Merkel política referendo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio