Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PAN lamenta saída do Reino Unido e está curioso sobre Escócia

O eurodeputado do PAN, Francisco Guerreiro, reagiu com lamento à aprovação do acordo do Brexit pelo Parlamento Europeu, mas mostrou-se curioso para ver o que virá a seguir.

Francisco Guerreiro (PAN)
Lusa
29 de Janeiro de 2020 às 18:50
  • ...
O eurodeputado do PAN, Francisco Guerreiro, lamentou hoje a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) e mostrou-se curioso sobre o que se seguirá, nomeadamente a possibilidade de um novo referendo na Escócia.

"Todos perdemos com a saída dos britânicos. Estes últimos quatro anos assim o têm demonstrado e perdemos eurodeputados que têm trabalhado muito", lastimou o parlamentar do PAN.

O Parlamento Europeu (PE) votou hoje, em Bruxelas, o Acordo de Saída do Reino Unido da UE, a derradeira etapa formal para a efetiva consumação do 'Brexit', que se efetivará na sexta-feira.

"Temos de olhar em frente. Temos até final do ano para chegar a um acordo definitivo com o Reino Unido e estamos curiosos para ver como será o caso da Escócia, se irão avançar com um referendo e se conseguirão ou não. O resultado demonstrado no último referendo foi de que eles querem estar na União Europeia. Creio que se voltará a baralhar o tema", considerou.

Francisco Guerreiro estimou ainda que "o 'Brexit' não termina hoje nem terminará nos próximos anos", prevendo mais e prolongadas negociações entre as partes.

A rainha Isabel II promulgou, em 23 de janeiro, o contestado e adiado projeto de lei que formaliza a saída do Reino Unido do bloco europeu, horas após a sua aprovação pela Câmara dos Lordes (câmara alta do Parlamento britânico).

Três anos e meio depois de o 'Brexit' ter sido decidido num referendo por 52% dos eleitores, em junho de 2016, o processo provocou uma crise política devido ao impasse no parlamento, que rejeitou três vezes o acordo negociado pela antiga primeira-ministra Theresa May e forçou o adiamento da saída, que irá então concretizar-se finalmente na próxima sexta-feira, às 23:00 de Londres (mesma hora em Lisboa, 00:00 de 01 de fevereiro em Bruxelas).

No sábado, 01 de fevereiro, iniciar-se-á o chamado "período de transição", até 31 de dezembro de 2020, durante o qual as duas partes negociarão a relação futura, e no mesmo dia, em virtude de o Reino Unido tornar-se um país terceiro, abrirá a nova delegação da UE no Reino Unido, que será encabeçada pelo diplomata português João Vale de Almeida.
Ver comentários
Saber mais UE Francisco Guerreiro Brexit PAN Reino Unido da União Europeia Escócia Bruxelas União Europeia política referendo parlamento
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio