Notícia
A "democracia europeia está sob ataque", diz presidente do Parlamento Europeu
Roberta Metsola defendeu que" a corrupção não pode compensar" e apelou aos partidos que resistam à tentação de explorar este momento para ganhos políticos.
Ressalvando a necessidade de ter cuidado com as declarações, de modo a não prejudicar a investigação, a líder da instituição disse: "Foram os dias mais longos da minha carreira".
"Haverá sempre aqueles para quem um saco de dinheiro vale o risco. O que é essencial é que essas pessoas percebam que serão apanhadas", reforçou, apelando aos diferentes partidos que "resistam à tentação de explorar este momento para ganhos políticos". Não é uma questão de "direita ou esquerda", mas sim de "certo e errado", vincou.
Esta segunda-feira, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse querer avançar com um organismo transversal europeu de ética. O objetivo, reforçou, é o de as instituições manterem "os mais altos padrões de independência e integridade".
A detenção de Eva Kaili - e de outras quatro pessoas - ocorreu durante o fim-de-semana na Bélgica. Segundo a agência France-Presse, as autoridades realizaram buscas em mais de 16 casas, sobretudo de assessores parlamentares do Parlamento Europeu, e confiscaram cerca de 600 mil euros em Bruxelas, tendo Kaili sido apanhada "em flagrante delito". Tanto o Parlamento Europeu como o seu partido anunciaram de imediato a sua suspensão.