Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

UE e México decidem acelerar negociações para ampliar acordo comercial

UE e México sublinham a defesa de "uma cooperação aberta à escala global", numa altura em que se assiste a "um aumento preocupante do proteccionismo em todo o mundo".

01 de Fevereiro de 2017 às 13:00
  • ...
A União Europeia e o México acordaram  "acelerar o ritmo das negociações" para modernizar e ampliar o acordo de comércio livre que celebraram em 2000, tendo agendado as duas próximas rondas negociais para Abril e Junho próximos, anunciou a Comissão Europeia nesta quarta-feira, 1 de Fevereiro.
 
Numa nota divulgada por Bruxelas, o executivo comunitário anunciou que o calendário das próximas rondas de negociações (de 3 a 7 de Abril e de 26 a 29 de Junho) foi acertado entre a comissária europeia do Comércio, Cecilia Malmstrom, e o ministro da Economia mexicano, Ildefonso Guajardo, numa conversa telefónica.
 
No âmbito deste novo calendário, UE e México acordaram também reunir-se na Cidade do México entre as negociações de Abril e Junho, "a fim de fazer o ponto da situação e encorajar os progressos dos negociadores".
 
Em 2016, UE e México iniciaram negociações para actualizar o Acordo de Comércio Livre existente, que data de 2000, e que, segundo a Comissão Europeia, precisa de ser "modernizado", para ter maior "amplitude e alcance".
 
Sem nunca mencionarem a nova política proteccionista defendida pela administração norte-americana liderada por Donald Trump, Malmstrom e Guajardo sublinham, numa declaração conjunta, a necessidade de UE e México, "lado a lado, enquanto parceiros com posições semelhantes", defenderem "a ideia de uma cooperação aberta à escala global", numa altura em que se assiste a "um aumento preocupante do proteccionismo em todo o mundo".
 
De acordo com dados da Comissão, entre 2005 e 2015, o fluxo anual de mercadorias entre UE e México aumentou para mais do dobro, passando de 26 para 53 mil milhões de euros, no âmbito do acordo de comércio livre em vigor.
Ver comentários
Saber mais México União Europeia comércio Donald Trump acordo negociações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio