Notícia
Morreu Jorge Nuno Pinto da Costa
O ex-presidente do Futebol Clube do Porto morreu este sábado, 15 de fevereiro. Estava doente há vários anos, com cancro.
Morreu Jorge Nuno Pinto da Costa, ex-presidente do Futebol Clube do Porto. Tinha 87 anos e foi o dirigente mais tempo à frente de um clube, ao longo de 42 anos. Enquanto presidente conquistou 69 titulos.
"Deixa um legado único que orgulha toda a nação azul e branca", uma "inspiração eterna. Um legado Imortal", lê-se na página oficial do FCP.
O ex-presidente portista estava doente há alguns anos, devido a um cancro, e tinha piorado nos últimos meses.
Pinto da Costa nasceu em 28 de dezembro de 1937, na Cedofeita, Porto.
Teve desde cedo ligações ao desporto e chegou a jogar pelo Infesta.
Tornou-se sócio do FCP com 17 anos e em 1962 tornou-se dirigente, na secção de hóquei em patins. Passou também pelo hóquei em campo e pelo boxe e em 1975 tornou-se o diretor do departamento de futebol.
Entretanto, de acordo com a sua página na Wikipédia, trabalhou no Banco Português do Atlântico e depois também como vendedor de tintas e resinas.
Em 1980 entrou para o Conselho Superior do clube e em 1982 foi eleito presidente da direção, cargo em que se manteve até 2024.
O Presidente da República já apresentou as suas condolências "à família de Jorge Nuno Pinto da Costa, ao Futebol Clube do Porto e a muitos milhares de adeptos que o acompanharam ao longo de mais de quatro décadas de liderança do clube"
Numa nota publicada no site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa conta que conheceu o ex-dirigente portista no início dos anos 80 e que, mais tarde, "muitas foram as vezes em que pôde testemunhar além dos sucessos consecutivos, uma personalidade, uma determinação e um estilo muito próprio, que suscitava grandes apoios, mas também muitas divergências".
Na rede social X, Luís Montenegro sublinhou a "personalidade única no dirigismo desportivo, tendo sido o mais titulado dos Presidentes de Clubes à escala mundial".
"Em meu nome pessoal e do Governo, expresso profundo pesar e solidariedade à sua família, aos seus amigos e ao @FCPorto", escreveu o primeiro-ministro.
(notícia atualizada com mais informação)