Notícia
Estados Unidos e Rússia preparam encontro na Arábia Saudita
Encontro terá lugar nos próximos dias e tem por objetivo encontrar um acordo que ponha fim a três anos de invasão russa na Ucrânia.
Os EUA e a Rússia vão reunir-se na Arábia Saudita, nos próximos dias, para iniciar conversações com o objetivo de pôr fim à invasão de quase três anos de Moscovo na Ucrânia, disseram no sábado à Reuters um legislador norte-americano e uma fonte familiarizada com o processo.
O secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, o conselheiro de segurança nacional Mike Waltz e o enviado da Casa Branca para o Médio Oriente, Steve Witkoff, viajarão entretanto para a Arábia Saudita, segundo avançou o representante dos EUA Michael McCaul à Reuters. Não ficou imediatamente claro com quem se iriam encontrar na Rússia.
À margem da Conferência de Segurança de Munique, McCaul disse que o objetivo das conversações era organizar uma reunião entre o presidente dos EUA, Donald Trump, o presidente russo, Vladimir Putin, e Zelenskiy "para finalmente trazer a paz e acabar com este conflito".
Entretanto, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que se reuniu com o vice-presidente dos EUA, JD Vance, na Alemanha, na sexta-feira passada, já afirmou que a Ucrânia não foi convidada para as conversações na Arábia Saudita e que Kiev não se envolveria com a Rússia antes de consultar os parceiros estratégicos.