Notícia
Rajoy reconhece que "não se pode governar sem apoio"
O primeiro-ministro em funções anunciou que vai negociar com Cidadãos e PSOE para tentar formar Governo, até porque "não se pode governar sem apoio". Para o governante é fundamental encontrar rapidamente uma solução.
No final do encontro da direcção do PP, que decorreu esta segunda-feira, 21 de Dezembro, ao final da tarde, Mariano Rajoy anunciou estar à procura de "estabilidade", para depois reconhecer que "não se pode governar sem apoio. É importante que haja estabilidade e segurança".
O primeiro-ministro espanhol agora em funções disse que vai iniciar negociações, mas apenas com os partidos com maior proximidade programática relativamente aos populares.
"Independentemente da fragmentação política, a maioria dos eleitores apoiou formações que coincidem na defesa da ordem constitucional, na unidade de Espanha, na igualdade entre os espanhóis, no papel internacional de Espanha e na luta contra o terrorismo", disse Rajoy, assim elencando um conjunto de linhas vermelhas que não admite ultrapassar para encontrar uma solução governativa.
Depois de ter vencido as eleições do passado domingo com 28,72% dos votos, Rajoy notou que "o PP acredita ter a responsabilidade e o mandato para iniciar o diálogo exploratório sobre a viabilidade de um Governo", sendo que o presidente dos populares garante que irá demonstrar abertura quando chegar o momento de encetar conversações com o Cidadãos e o PSOE.
O governante sustenta que é fundamental encontrar uma solução o quanto antes, uma vez que "Espanha não pode permitir-se um período de indefinição política".