Notícia
Rajoy avisa que quer governar e promete encontrar um entendimento
"Quem ganha as eleições deve tentar formar Governo", fez questão de notar Mariano Rajoy que prometeu encetar negociações para encontrar um entendimento. Cidadãos reclama lugar central nesta nova etapa política.
"Vou formar Governo e acho que Espanha precisa de um Governo estável", asseverou Mariano Rajoy que querendo evitar uma situação semelhante àquela que se verificou recentemente em Portugal sublinhou que "quem ganha as eleições deve tentar formar Governo".
Na reacção do primeiro-ministro espanhol agora em funções à vitória do PP nas eleições gerais deste domingo, Rajoy começou por recordar os últimos "quatro anos difíceis e complicados" em que foram tomadas "decisões que não eram fáceis", para depois salientar que as políticas de austeridade seguidas em Espanha foram adoptadas "no interesse de Espanha".
Depois de saber que não conseguiu maioria absoluta e que uma aliança com o Cidadãos também não chega para obter suporte parlamentar maioritário, Mariano Rajoy tentou mostrar confiança na capacidade do PP para continuar a governar.
"Creio que agora há bases sólidas para o futuro. Vencemos com mais de 30 deputados de diferença para a segunda força política", atirou aludindo ao PSOE que registou o pior resultado socialista na história democrática espanhola.
Mas agora é o momento de serem encetadas negociações e Rajoy sabe disso. Como tal, o líder dos conservadores espanhóis admitiu que "é preciso chegar a um entendimento e eu vou tentá-lo, no interesse geral de Espanha". Rajoy concluiu notando que começa agora "uma etapa que não vai ser fácil".
Rivera quer papel central
Apesar de não ter confirmado as expectativas criadas pelas sondagens que chegaram a colocar o partido na segunda posição, o Cidadãos confirmou-se como uma das quatro grandes forças partidárias espanholas. A satisfação por isso mesmo ficou clara quando Albert Rivera afirmou que "hoje Espanha começa uma nova era política".
"Espanha mudou, queríamos que mudasse, e esta noite há mais espanhóis que querem mudanças", insistiu Rivera que mostrou satisfação pelos resultados eleitorais que mostram que "se acabou a resignação".
Mesmo sabendo que os votos conseguidos pelo Cidadãos não permitem criar uma solução maioritária do centro-direita., Albert Rivera quis puxar protagonismo para o seu partido que conseguiu o melhor resultado de sempre com 40 deputados.
Para Rivera o Cidadãos será fundamental neste "novo centro político", até porque se tornou no partido "depositário de toda a gente que quer que Espanha volte a ser um país decente.
"Vamos ser decisivos para formar uma maioria para mudar este país", garantiu o líder do Cidadãos que definiu como prioritário "mudar a lei eleitoral espanhola".