Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Procurador de Milão aceita prestação de serviço comunitário de Berlusconi

O procurador-geral de Milão deu parecer favorável ao pedido feito pelos advogados do “Cavaliere” para que este preste trabalho comunitário em substituição da pena de um ano de prisão domiciliária.

10 de Abril de 2014 às 18:36
  • 5
  • ...

Tudo parece encaminhar-se para que Silvio Berlusconi, antigo primeiro-ministro de Itália, cumpra serviço comunitário na sequência da condenação por fraude fiscal no processo Mediaset.

 

Esta tarde o procurador Alberto Lamanna deu parecer favorável ao pedido feito por Berlusconi para cumprimento de serviço comunitário. Este parecer apesar de obrigatório não tem carácter vinculativo. Desta forma, a decisão final deverá acontecer entre os próximos cinco a 15 dias, cabendo ao tribunal de execução penal a última palavra.

 

Depois de um indulto ter reduzido a pena de 4 anos de prisão para apenas um ano de prisão domiciliária, a equipa de advogados do “Cavaliere” requereu ao tribunal de Milão que o seu cliente pudesse prestar serviço comunitário em substituição desta última pena.

 

Teme-se falta de apoio às reformas

 

A condenação de Berlusconi deixa no ar algumas dúvidas sobre a intenção do Forza Italia quanto às reformas ao Senado e à lei eleitoral colocadas em marcha pelo novo primeiro-ministro Matteo Renzi. O subsecretário de Renzi, Graziano del Rio, citado pelo “La Repubblica” lembra que “hoje é um dia delicado, especialmente pela pessoa em causa. Mas nós temos confiança que este dia não interfira nas decisões dos sujeitos políticos”.

 

Berlusconi e o seu partido entretanto reabilitado, o Forza Italia, foram o principal aliado de Renzi quando em Janeiro, ainda antes da sua nomeação como chefe do Executivo transalpino, se iniciou a discussão sobre os projectos de reforma do Senado e da lei eleitoral. Teme-se que uma condenação que desagrade ao “Cavaliere” possa colocar em causa a reforma do sistema político de Itália, salienta o jornal italiano. Actualmente, nas duas câmaras do Parlamento, o Forza Italia é o único partido a assumir vontade para apoiar a introdução de alterações que possibilitem conferir um maior grau de governabilidade ao país.  

 

(Notícia actualizada às 18h42m com informação sobre carácter jurídico da decisão do procurador)

Ver comentários
Saber mais Silvio Berlusconi Itália Alberto Lamanna Tribunal de Execução Penal Milão Forza Italia Matteo Renzi
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio