Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Berlusconi pode saber hoje se cumprirá prisão domiciliária

O antigo primeiro-ministro italiano terá o seu processo discutido esta quinta-feira pelo Tribunal de Milão. Berlusconi não quer cumprir um ano de prisão domiciliária e prefere prestar serviço comunitário. “Cavaliere” já sabe que não poderá candidatar-se ao Parlamento Europeu.

REUTERS Stoyan Nenov
10 de Abril de 2014 às 14:21
  • ...

Durante a tarde desta quinta-feira os juízes do Tribunal de Milão vão analisar o processo do ex-primeiro-ministro de Itália, Silvio Berlusconi. A condenação por fraude fiscal a quatro anos de prisão, no âmbito do processo Mediaset, foi entretanto reduzida a um ano de prisão domiciliária, mas os advogados de Berlusconi pretendem que a pena seja cumulada em prestação de serviço comunitário.

 

Os juízes podem decidir já esta quinta-feira, segundo escreve o “La Repubblica”, mas a decisão pode ainda levar cinco dias úteis. Citado por este diário italiano, que refere um tom de voz denunciador de tensão, o político garantiu: “Eu serei sempre Berlusconi e os juízes de Milão, vocês verão, farão tudo para me colocar fora de jogo”.  

 

Para já a semana não tem sido positiva para o “Cavaliere” que esta quarta-feira viu ser-lhe tolhida qualquer hipótese de se candidatar às eleições europeias do próximo mês de Maio.

 

Berlusconi queria candidatar-se pelo Forza Italia ao Parlamento Europeu e chegou mesmo a apresentar um pedido ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos para que este órgão retirasse o impedimento de desempenho de cargos público que impende sobre o magnata italiano. A legislação italiana, ao abrigo da Lei Severino, impede que alguém condenado por práticas criminosas possa desempenhar cargos públicos. Em Outubro Silvio Berlusconi foi expulso do Senado.

 

Serviço Comunitário

 

A imprensa italiana refere que para além da possibilidade, já noticiada, de prestar apoio num Centro de Idosos, várias associações se disponibilizaram entretanto para acolher os préstimos comunitários do antigo primeiro-ministro. A Associação de Defesa dos Animais e do Ambiente e a Exodus, uma ONG orientada para programas de reabilitação, querem que Berlusconi cumpra o serviço comunitário nas suas instalações.

 

Aquilo que a equipa de advogados de Berlusconi pretende é evitar que o político seja obrigado a permanecer fechado em casa durante aproximadamente dez meses, o que além de o impedir de fazer telefonemas e dar entrevistas, lhe retiraria qualquer chance de participar na campanha para as próximas europeias. Uma das suas filhas poderá integrar, em substituição do pai, as listas do Forza Italia às europeias.

 

Caso se confirme a possibilidade do serviço comunitário, o ainda presidente do AC Milan poderia continuar no desempenho das suas actividades normais, sendo obrigado a cumprir apenas um dia por semana na tarefa que viesse a ser escolhida.

Ver comentários
Saber mais Silvio Berlusconi Forza Italia Lei Severino Tribunal de Milão
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio