Notícia
Portugal recebe primeiro grupo de 22 refugiados
Portugal recebe este sábado, 7 de Novembro, um grupo de 22 refugiados, dos 45 cuja chegada estava prevista. Este não é ainda, no entanto, parte do grupo de refugiados que deverá ser relocalizado através do programa da Comissão Europeia.
Portugal recebe este sábado, 7 de Novembro, um grupo de cerca de vinte refugiados. De acordo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), a maioria dos refugiados é da Síria. Entre eles contam-se também cidadãos da Eritreia e Sudão. No entanto, este grupo de refugiados chega reduzido, uma vez que estava prevista a chegada de 45 refugiados, mas uma nota do SEF enviada ao final do dia na última sexta-feira, 5 de Novembro, dava conta do cancelamento do voo de um dos grupos, devido à greve da companhia alemã Lufthansa.
Este é o segundo adiamento que este grupo de refugiados enfrenta, dado que a sua chegada já deveria ter ocorrido em Setembro, mas em Outubro, uma nota da Lusa dava conta de "uma situação burocrática no Egipto" que impediu a saída do grupo de refugiados do Cairo.
No grupo de 45 refugiados - por enquanto incompleto - 20 deverão ser instalados em Penela e os restantes em Lisboa. Em Penela, os refugiados serão recebidos por uma equipa de integração de várias nacionalidades, entre elas ucraniana, tunisina e um português que foi emigrante em França, informa a Fundação ADFP - Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional.