Notícia
PIB do Reino Unido cresce abaixo do esperado há dois trimestres
A economia do Reino Unido cresceu menos do que se esperava nos dois últimos trimestres.
O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido subiu 0,4% entre Julho e Setembro, abaixo das últimas estimativas oficiais que apontavam para um crescimento de 0,5%, mostram dados divulgados pela entidade britânica de estatísticas.
Neste período, enquanto a performance da construção registou descidas face ao trimestre anterior (-1,9%), a agricultura, pesca e fileira florestal (0,2%), a indústria (0,2%) e os serviços (0,6%) tiveram crescimentos.
Quando comparado com o desempenho no mesmo trimestre de 2014, o PIB britânico evolui 2,1%, ainda assim, aquém das estimativas que apontavam para um crescimento de 2,3%.
Por outro lado, também o aumento do PIB no segundo trimestre, que se situava nos 0,7%, foi revisto 0,2 pontos percentuais em baixa, para 0,5%.
Estes indicadores mostram que é o consumo interno que continua a puxar pela economia britânica, com os gastos dos consumidores a subirem 0,9% no terceiro trimestre e o rendimento disponível a aumentar desde o início do ano, ao ritmo anual mais rápido desde o início de 2010.
Este mês, o Banco da Inglaterra manteve a sua taxa de juro de referência nos historicamente baixos 0,5%, evidenciando que para já não seguirá a estratégia dos Estados Unidos, onde a Reserva Federal decidiu, pela primeira vez em quase uma década, subir a taxa de juro.