Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ministro das Finanças afasta novos impostos na Grécia

O titular da pasta das Finanças grego, Yannis Stournaras, garante que não vai haver mais impostos. O regresso aos mercados só irá acontecer depois das eleições europeias.

Negócios 26 de Março de 2014 às 15:54
  • ...

“Não vai haver novos impostos”. A garantia foi dada pelo ministro grego das Finanças, Yannis Stournaras, numa entrevista à Skai, citado pelo Ekathimerini. A declaração surge uma semana depois de o país ter alcançado um novo acordo com a troika no âmbito do programa de ajustamento.

 

O mais recente acordo estabelece que não há reforço das medidas de austeridade, ao contrário do que estava previsto no início das conversações. A troika pretendia novos cortes de três mil milhões de euros na despesa pública de Atenas. Nos termos do documento, também ficou estabelecido que 500 milhões de euros do excedente orçamental primário (indicador que reflecte a diferença entre receitas e despesas do Estado mas que não inclui os encargos com juros da dívida).

 

Yannis Stournaras anunciou também que depois das eleições europeias a Grécia irá voltar aos mercados financeiros para financiar a sua dívida soberana.

 

O titular da pasta das Finanças referiu ainda que na cimeira do Eurogrupo – reunião que envolve os países que partilham a moeda única – de 19 de Junho será debatida a dívida pública helénica. Stournaras tem como objectivo principal uma “descida ligeira das taxas de juro”, referiu, citado pelo Ekathimerini.

Ver comentários
Saber mais Yannis Stournaras macroeconomia Grécia impostos dívida taxas de juro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio