Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ensaio para a TAP? Lufthansa sobe a parada para compra de 20% da Air Europa

A companhia aérea alemã terá oferecido 160 milhões por 20% do capital da transportadora espanhola. Esta proposta supera a avaliação feita pela IAG, que apontaria para 130 milhões. Na corrida estão ainda a Air France-KLM e a Etihad Airlines.

Borja Suarez/Reuters
  • ...

A IAG, dona da Iberia e British Airways, pretende vender os 20% que detém na espanhola Air Europa, adquiridos por 100 milhões de euros. A gigante da aviação europeia tinha chegado a acordo para comprar o restante capital da Air Europa por 400 milhões, mas desistiu do negócio após Bruxelas levantar obstáculos por questões de concorrência.

Segundo o jornal espanhol El Confidencial, há um trio de interessados que deverá apresentar ofertas: a Lufthansa, a Air France-KLM e a Etihad Airlines. Ou seja, o negócio envolve os três principais candidatos à privatização da TAP: a IAG como vendedora e a Lufthansa e Air France-KLM como compradores.

A Lufthansa avalia a Air Europa em 800 milhões de euros, oferecendo 160 milhões pelos 20%, avança o El Confidencial. Este valor supera os 650 milhões em que a IAG valorizava a companhia espanhola e que implicava um valor de 130 milhões de euros pela sua participação.

As propostas finais terão de ser apresentadas até final da semana.

Mas o valor da operação pode ser bem mais elevado, uma vez que a Globalia, detentora dos restantes 80%, pretende vender até 25% do capital da companhia aérea para saldar o empréstimo concedido pela SEPI, a gestora de participações do Estado espanhol, durante a pandemia e que ascende a 243 milhões de euros.

A Globalia, refere o El Confidencial, poderá arrecadar 200 milhões de euros por 25% do capital da Air Europa caso a proposta da Lufthansa seja a mais elevada.

A Lufthansa tem estado particularmente ativa no que respeita a aquisições, tendo nos últimos meses comprado 41% da ITA Airways (antiga Alitalia) e 10% da Air Baltic.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio