Notícia
Standard & Poor’s mantém rating da Grécia
O rating da Grécia mantém-se seis níveis abaixo de “lixo”, porque no entender da Standard & Poor’s a dívida grega permanece em níveis muito elevados.
A agência de notação norte-americana Standard & Poor’s (S&P’s) manteve a avaliação da Grécia seis degraus abaixo do nível a partir do qual o investimento é desaconselhado por ter um perfil especulativo. A S&P’s considera que apesar das melhorias conseguidas ao nível da gestão orçamental, a dívida grega permanece ainda em níveis excessivamente elevados.
A dívida denominada em moeda nacional mantém-se no nível “B-” com uma perspectiva “estável”, lê-se no documento da S&P’s citado pela Bloomberg.
“Os passos dados pelo Governo grego permitiram o fortalecimento do quadro institucional do país e melhorar a eficiência das políticas externa e orçamental”, referiu a agência de notação.
Os três elementos que compõem a troika (BCE, FMI e Comissão Europeia) concluíram esta semana uma avaliação semestral, no âmbito do programa de ajustamento financeiro, concluindo que Atenas se encontra no caminho correcto para a concretização das metas fiscais.
De acordo com a Bloomberg a Comissão Europeia prevê que em 2014 a economia grega registe o primeiro ano de crescimento económico dos últimos sete anos.