Notícia
Estrangeiros compram metade da dívida colocada pela Grécia
A Grécia colocou 1,3 mil milhões de euros em dívida a três meses. Metade dos títulos foi adquirida por investidores estrangeiros, segundo a agência que gere a dívida grega.
A agência que gere a dívida grega (a PDMA) anunciou que o Tesouro local financiou-se esta terça-feira, 18 de Março, em 1,3 mil milhões de euros através da emissão de dívida a três meses.
Fonte da PDMA indicou ao “Ekathimerini” que “tem-se registado uma subida do interesse de [investidores] estrangeiros nos últimos leilões”.
O responsável acrescentou que “a participação por parte de investidores estrangeiros nas emissões de dívida feitas no últimos três meses tem oscilado em redor dos 40%”.
Os títulos foram colocados a uma taxa de 3,1%, a taxa absoluta mais baixa desde Janeiro de 2010. Nessa altura, a agência vendeu títulos com maturidade equivalente a uma “yield” de 1,67%
A taxa de 3,1% compara também com os 3,6% suportados pelo Tesouro grego numa emissão comparável em Fevereiro, indica a agência de dívida grega.
A procura por parte dos investidores superou em 2,38 o montante colocado pelo Tesouro grego.
Este leilão acontece no mesmo dia em que o ministro grego das Finanças, Michalis Chrisochoides, anunciou que o país pretende fazer uma emissão de dívida de longo prazo em quatro anos antes das eleições europeias, marcadas para Maio de 2014.