Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Eurobarómetro: Dois terços dos portugueses estão insatisfeitos com apoios anti-inflação

Seis em cada dez portugueses admitem ter sentido uma diminuição do seu nível de vida devido à inflação, mais do que a média europeia. Eurobarómetro revela que 70% estão descontentes com o que foi adotado pelo Governo português. Só 28% acham que o Executivo agiu bem.

DR
06 de Junho de 2023 às 13:40
  • 2
  • ...
Dois terços dos portugueses estão insatisfeitos com as medidas adotadas pelo Governo para dar resposta ao aumento do custo de vida, motivado pela subida da inflação. A conclusão é do Eurobarómetro, divulgado esta terça-feira, que indica que a maioria dos cidadãos viram o seu poder de compra diminuir e esperam que isso se mantenha no próximo ano. 

O Eurobarómetro do Parlamento Europeu, realizado junto de 1.002 portugueses entre 26.376 cidadãos da União Europeia (UE), revela que 61% dos portugueses assistiram a uma diminuição do nível de vida devido ao choque inflacionista, uma taxa superior à média europeia (50%). Esse impacto foi notório sobretudo entre as famílias com menores rendimentos.

Por outro lado, 29% dos inquiridos afirma que ainda não sentiu uma queda no seu poder de compra e 28% antecipam que essa perda de poder de compra possa começar a sentir-se apenas em 2024.

Questionados sobre o grau de satisfação com as medidas adotadas para mitigar o impacto da inflação, 70% dos inquiridos em Portugal admitem estar descontentes com o que foi adotado pelo Governo português. O valor é superior à média europeia: em toda a UE, 65% dos europeus reconhece que não está contente com as medidas adotadas a nível nacional. 

Só 28% dos portugueses consideram que o Governo agiu bem nas medidas adotadas. Na UE, a avaliação às políticas nacionais adotadas para conter o impacto da inflação e combater a atual crise energética é mais favorável (33%).

Quanto às medidas adotadas pela UE sobre essa matéria, 61% dos portugueses admitem estar insatisfeitos. Também aqui a percentagem é superior à média europeia (57%).
Ver comentários
Saber mais Eurobarómetro inquérito União Europeia UE eleições europeias inflação
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio