Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Costa aproveita Dia da Europa para atacar "ameaças do populismo"

O primeiro-ministro sublinha a importância de ter presente as lições da história europeia do século XX e o presidente da AR relembra os esforços da Europa para evitar a guerra. Marcelo participa esta quarta-feira na sessão solene do Parlamento Europeu.

António Pedro Santos/Lusa
09 de Maio de 2023 às 10:03
  • 5
  • ...

O primeiro-ministro alertou esta terça-feira, quando se assinala do Dia da Europa, para as ameaças do populismo à democracia no continente europeu, sublinhando a importância de ter presente as lições da história europeia do século XX. Já o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, aproveitou o dia para falar sobre a paz europeia e os esforços para evitar a guerra no bloco.

"Hoje celebramos o Dia da Europa e recordamos o longo caminho que já trilhámos em conjunto. Importa ter presente as lições da história europeia do século XX, perante as ameaças do populismo à democracia no nosso continente", escreve António Costa, numa mensagem divulgada na rede social twitter.

Na mensagem, o primeiro-ministro recorda o "longo caminho trilhado em conjunto", sublinhando que a Europa "evoluiu muito" desde a Declaração Schuman.

"Os desafios e as crises vão mudando. Mas os objetivos permanecem os mesmos: assegurar a paz e a prosperidade no nosso continente, sem deixar ninguém para trás", refere.

Lembra ainda que o projeto europeu e a unidade entre europeus "constroem-se todos os dias, no apoio à Ucrânia, no combate às alterações climáticas, no desenvolvimento de uma economia mais resiliente, competitiva e sustentável e de uma UE aberta ao mundo".

Santos Silva frisa o "esforço para evitar uma nova guerra na Europa"

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, considerou hoje que a União Europeia (UE) se faz do esforço dos europeus para evitar uma nova guerra no velho continente.

"Recordamos sempre o essencial: é que a União Europeia se faz do esforço dos europeus para evitar uma nova guerra na Europa", disse Santos Silva numa mensagem de vídeo divulgada na rede social Twitter, lembrando que hoje, no leste da Europa, "a Ucrânia é vitima de uma guerra de agressão".

Na mensagem, Augusto Santos Silva lembrou a importância da Declaração Schuman, que iniciou o processo de construção europeia que levou à União Europeia, e sublinhou os valores comuns da UE.

"A paz europeia funda-se na adesão de valores comuns: o Estado de direito democrático, os direitos humanos. E é sobre esses valores comuns que nós vamos construindo um processo de desenvolvimento, de união politica, um processo de paz no continente europeu", acrescentou.

O Dia da Europa, que se assinala esta terça-feira, marca o aniversário da histórica Declaração Schuman, proferida em Paris, em 1950, pelo então ministro dos Negócios Estrangeiros de França (Robert Schuman), expondo a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa.

Essa visão passava pela criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), com vista a um mercado comum do carvão e aço entre os países fundadores (França, República Federal da Alemanha, Itália, Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo), tendo essa comunidade sido instituída com a assinatura do Tratado de Paris, em 18 de abril de 1951.

 

As declarações do número dois da República e do primeiro-ministro antecedem o discurso do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que discursa esta quarta-feira em Estrasburgo, a convite do Parlamento Europeu.

 

 

Ver comentários
Saber mais Augusto Santos Silva Dia da Europa Europa Ucrânia UE União Europeia Presidente da República política tratados e organizações internacionais-INATIVO
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio