Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Comissão vai dar apoios para viajar a mais 12 mil jovens europeus

Na primeira fornada foram apoiados financeiramente 15 mil jovens, onde se incluíam 302 portugueses. Tal como prometido, a Comissão Europeia vai abrir em Novembro uma segunda fornada para mais 12 mil jovens europeus.

Miguel Baltazar
17 de Outubro de 2018 às 12:33
  • ...
A Comissão Europeia vai seleccionar mais 12 mil jovens europeus para viajarem com apoio financeiro. A abertura das candidaturas acontece a 29 de Novembro e prolonga-se até 11 de Dezembro. As viagens terão de ocorrer entre 15 de Abril e 15 de Outubro do próximo ano, de acordo com o anúncio feito esta quarta-feira, dia 17 de Outubro, em Bruxelas.

A candidatura é feita através do Portal Europeu da Juventude e terá como requisito que os jovens completem 18 anos até 31 de Dezembro deste ano. Os resultados serão divulgados a meio de Janeiro. O valor do passe é de 255 euros, excepto situações excepcionais. 

Ao todo, no final desta segunda ronda de candidaturas, a iniciativa vai abranger 27 mil jovens europeus. Na primeira fornada foram seleccionados 302 jovens portugueses.

Os jovens podem viajar sozinhos ou acompanhados por um grupo com cinco elementos, no máximo. A duração da viagem pode variar entre um e 30 dias e pode incluir entre um a quatro países estrangeiros entre os 28 Estados-membros. A rota pode ser modificada após a divulgação dos resultados.

As deslocações serão feitas em segunda classe e, na maior parte dos casos, de comboio, sendo que há a possibilidade de fazer percursos alternativos de autocarro ou barco. Para os casos de ilhas como Açores ou Madeira os jovens têm a hipótese de viajar de avião. 


Cada Estado-membro terá direito a um número de passes de viagem consoante a percentagem da sua população no total da União Europeia. Ou seja, a selecção será feita por nacionalidades. No caso de haver menos candidaturas do que bilhetes disponíveis na quota de um Estado-membro, o excedente será redistribuído pelos países onde exista um excesso de candidaturas.

Para já o orçamento é de apenas 12 milhões de euros pelo que não é possível oferecer a viagem a todos os jovens europeus com 18 anos. 

No orçamento para o período entre 2021 e 2027, a Comissão propõe que sejam alocados 700 milhões de euros para esta iniciativa, dentro do programa Erasmus, o que permitirá financiar as viagens de 1,5 milhões de jovens europeus durante esse período. 

Ver comentários
Saber mais União Europeia Comissão Europeia jovens viagens interail
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio