Notícia
Brexit: Espanha estuda redução do IRS para seduzir banca de Londres
O Governo espanhol está a avaliar uma redução do IRS para não residentes para atrair os banqueiros da City de Londres, segundo avança a imprensa espanhola.
Espanha está a traçar um plano para seduzir os bancos da City de Londres quando o Reino Unido sair da União Europeia. De acordo com o El País, o governo espanhol criou uma equipa de trabalho e o Governo está a avaliar uma redução no IRS para não residentes de forma a atrair os banqueiros da City de Londres.
Da equipa criada para retirar vantagens do Brexit fazem parte o Banco de Espanha, o regulador dos mercados financeiros (a CNMV) e o Ministério da Economia. De acordo com o El País, o governo espanhol está em negociações com entidades norte-americanas e japonesas. A equipa da Economia será mais favorável a reduções no IRS para não residentes do que a das Finanças, que resiste à ideia.
O grupo de trabalho tem como objectivo "activar um plano completo de medidas" para "atrair a Espanha as entidades financeiras com sede no Reino Unido que, como consequência do Brexit, queiram transferir parte dos seus negócios para Espanha", segundo revelou uma nota da CNVM citada pelo jornal.
França já anunciou um regime fiscal mais favorável para executivos estrangeiros e a HSBC anunciou que admite transferir 20% dos seus empregados para Paris, caso se confirme um Brexit. Dublin, Amesterdão, Frankfurt e Milão são outras grandes cidades na corrida.