Notícia
Boris Johnson avisa empresas e cidadãos para prepararem Brexit sem acordo
O primeiro-ministro britânico admite haver uma "forte possibilidade" de Londres e Bruxelas não chegarem a acordo para o pós-Brexit.
O primeiro-ministro britânico disse esta quinta-feira que há "uma forte possibilidade" de que o Reino Unido e a União Europeia não alcancem um acordo para o pós-Brexit e advertiu as empresas e os cidadãos britânicos para se prepararem para esse cenário.
"Não suspendemos as conversações, continuaremos a negociar. Mas olhando para onde nos encontramos, julgo ser vital que toda a gente se prepare para a 'opção australiana'", reforçou.
O primeiro-ministro britânico sublinhou que Londres está empenhado, mas não a qualquer custo, num acordo, admitindo a possibilidade de se deslocar a Paris ou Berlim até as negociações estarem concluídas.
As declarações surgem após o jantar de quarta-feira com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em que foi fixado um novo prazo limite (o quarto neste processo negocial) para o próximo domingo.
A ausência de um comunicado conjunto após o encontro entre Johnson e Leyen é um sinal negativo, apesar de ter sido fixado um novo prazo limite. As divergências entre as duas partes centram-se em três temas: o level playing field, a governance e as pescas.
Entretanto, já esta quinta-feira, a Comissão Europeia divulgou os planos de contingência para um pós-Brexit sem acordo.