Notícia
Atividade económica da Zona Euro perde força em junho e está a um passo da contração
O PMI da Zona Euro, medido pela S&P Global, registou o pior desempenho em cinco meses em junho, ao fixar-se em 50,3 pontos. França e Alemanha acompanharam a tendência da região.
A atividade económica da Zona Euro está a perder força. O índice composto de gestores de compras (PMI) da região registou o pior desempenho em cinco meses em junho, ao fixar-se em 50,3 pontos.
Este número fica ainda bastante abaixo do que era esperado pelo consenso dos analistas, que apontava para os 52,5 pontos, estando mesmo em cima da linha vermelha.
A fasquia dos 50 pontos do PMI é conhecida como a barreira que separa a sinalização de uma contração económica (abaixo de 50) de um cenário de crescimento (acima de 50).
As principais potências do bloco acompanharam esta tendência, tendo o PMI Composto da Alemanha caído para mínimos de fevereiro.
Por sua vez, o PMI francês superou mesmo a fasquia que aponta para a contração económica, pela primeira vez em cinco meses.
Numa análise por setores, subíndice PMI dedicado apenas à indústria da Zona Euro tombou para 43,6 pontos em junho, o nível mais baixo desde maio de 2020 e portanto a maior contração em 37 meses.
Também o setor dos serviços – medido pelo PMI dedicado a este setor - voltou a abrandar.