Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Albânia ratificada como candidata à adesão à UE

O Conselho de Ministros de Assuntos Gerais da União Europeia atribuiu à Albânia o estatuto de país candidato à adesão à comunidade europeia. O pedido albanês de adesão à UE foi oficialmente apresentado em 2009.

Reuters
24 de Junho de 2014 às 13:34
  • ...

O anúncio foi feito esta terça-feira, via Twitter, pelo comissário europeu Stefan Fule: "Reconhecidos os esforços reformistas, coragem para mais [reformas]". Stefan Fule parebenizou assim a atribuição, à Albânia, do estatuto de candidata à adesão à União Europeia (UE).

 

O acordo dos 28 Estados-membros da união aconteceu no Conselho de Ministros de Assuntos Gerais da UE que considerou que os esforços das autoridades albanesas, em alinhar as estruturas económico-políticas do país às dos países do bloco europeu, têm caminhado no sentido correcto.

 

A Albânia, cujo pedido oficial de adesão à UE data de Abril de 2009, terá a partir de agora de cumprir todas as recomendações do relatório executivo comunitário, que terá como principal objectivo a introdução de mais reformas estruturais ao antigo país comunista.

 

Segundo as informações já conhecidas, entre as principais reformas está a da administração pública e a da justiça, tendo sido identificados os crimes económicos, como a corrupção, como uma das mudanças mais prementes.

 

Em 2013, durante a campanha para as eleições legislativas que elegeram o socialista Edi Rama como primeiro-ministro, o tema da corrupção assumiu um papel central. Na altura, Rama assumiu como prioridades o combate à corrupção e os esforços de adesão à UE.    

 

Ver comentários
Saber mais Stefan Fule Albânia União Europeia Conselho de Ministros de Assuntos Gerais da UE Edi Rama
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio