Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ainda não é hoje que a Grécia recebe luz verde para nova tranche

Atenas já cumpriu mais de 100 medidas do programa de assistência, mas ainda não será hoje que o Eurogrupo irá aprovar o pagamento de uma nova tranche.

Reuters
Negócios com Bloomberg 19 de Fevereiro de 2018 às 14:36

Os ministros das Finanças da Zona Euro vão esta tarde debater os progressos da Grécia no cumprimento das medidas incluídas no programa de ajustamento, mas o "ok" final para o pagamento da tranche mais recente do resgate não será dado hoje.

 

A notícia é avançada pela Bloomberg, que cita vários responsáveis do Eurogrupo. Em causa está o facto de Atenas não ter ainda conseguido cumprir uma das medidas mais relevantes da lista do programa de ajustamento, que passa pela privatização do antigo aeroporto de Atenas.

 

Para concluir a venda do Hellinikon Airport falta uma decisão favorável por parte de um tribunal. Além disso, o Governo está também atrasado na implementação dos leilões electrónicos e na nova lei de hipotecas de imobiliário.

 

Os responsáveis gregos e da União Europeia esperam que será possível concluir estas medidas antes da próxima revisão ao programa de ajustamento, que tem início a 26 de Fevereiro.

Apesar de ainda não ser hoje que Atenas vai receber a nova tranche, o Governo helénico recebeu nota positiva de Bruxelas na implementação das medidas do programa (conhecidas por "prior actions").

 

Um documento da Comissão Europeia, citado pela Bloomberg, refere que das 110 medidas que Atenas tinha que implementar para receber a tranche foram completadas 108. "Até 16 de Fevereiro, as instituições europeias concluíram que das 110 ‘prior actions’, 108 são consideradas completadas, o que quer dizer que foram adoptadas pelas autoridades e foram verificadas como estando em linha com os compromissos com as instituições europeia", refere o documento.   

 

Atenas recebeu uma boa notícia na sexta, com a Fitch a elevar o "rating" do país de "B-" para "B", o que mostra a melhoria de sentimento do mercado com os progressos no país. Em resultado, os juros da dívida grega a 10 anos estão a descer 3,4 pontos base para 4,24%.

Em Janeiro, na estreia de Mário Centeno como presidente do Eurogrupo, os ministros das Finanças da Zona Euro acordaram ao nível político desbloquear parte da quarta tranche (no valor de 6,7 mil milhões de euros) prevista no programa de assistência financeira helénico, acordado no Verão de 2015, e que poderá ascender a um total de 86 mil milhões de euros.

 

No entanto, a libertação de mil milhões ficou condicionada à prossecução de "acções prévias" que terão de ser aplicadas com "carácter de urgência", escreveu o Eurogrupo no comunicado final dessa reunião. Entre as exigências, o Estado helénico teria de avançar com a venda de 10 mil activos imobiliários ainda neste ano, tendo posteriormente de leiloar mais 40 mil propriedades entre 2019 e 2021.

Os restantes mil milhões de euros poderão ser desbloqueados na Primavera pela entidade liderada pelo alemão Klaus Regling, já depois de as instituições europeias confirmarem o cumprimento das novas medidas agora exigidas.

Ver comentários
Saber mais Grécia resgate sEuclid Tsakalotos Eurogrupo reformas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio