Notícia
Desemprego cai para 13,1% no terceiro trimestre
A taxa de desemprego recuou no terceiro trimestre deste ano para 13,1%, 0,8 pontos abaixo do valor observado nos três meses anteriores. Segundo os dados publicados esta quarta-feira pelo INE, 689 mil portugueses não têm trabalho.
A taxa de desemprego recuou no terceiro trimestre deste ano para 13,1%, 0,8 pontos abaixo do valor observado nos três meses anteriores. Segundo os dados publicados esta quarta-feira, 5 de Novembro, pelo INE, 689 mil portugueses não têm trabalho.
Este resultado representa uma redução de 5,5% do desemprego face ao trimestre anterior. Isto é, entre Julho e Setembro houve menos 40 mil desempregados do que entre Março e Junho. Se compararmos com os mesmos três meses de 2013, Portugal tem menos 130 mil pessoas sem trabalho (-16%).
"A diminuição trimestral verificada no terceiro trimestre de 2014 veio confirmar a interrupção, observada no 2º trimestre de 2013, de um período de quase dois anos de acréscimos sucessivos da população desempregada", pode ler-se na publicação do Instituto Nacional de Estatística (INE).
A descida do desemprego em comparação com o ano passado observou-se principalmente entre homens, pessoas entre os 25 e os 34 anos, com escolaridade equivalente ao ensino básico e que tinham trabalhado nos sectores da indústria, construção, energia e água.
Esta descida do nível de desemprego foi acompanhada por um aumento significativo do número de portugueses com trabalho. A população empregada aumentou 50,5 mil em comparação com o trimestre anterior (1,1%) e 95,7 mil face ao período homólogo (2,1%), traduzindo-se num total de 4.565,1 mil pessoas.
Segundo o INE, este reforço homólogo da população empregada ocorreu essencialmente no segmento entre os 45 e os 64 anos, licenciados e trabalhadores do sector dos serviços.