Notícia
Mota Soares: Descida do desemprego "é indesmentivelmente uma boa notícia"
Pedro Mota Soares defende que a descida do desemprego é fruto da resiliência, empreendedorismo e investimento de empresários e trabalhadores, mas também o resultado das alterações no mercado de trabalho realizadas pelo Governo.
O ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social disse, esta quarta-feira, que a descida do desemprego no terceiro trimestre foi uma "boa notícia", reconhecendo, contudo, que continua a ser a maior fractura económica e social do País.
"No terceiro trimestre, o desemprego desceu para 13,1%. Isto é indesmentivelmente uma boa notícia", referiu Mota Soares, à margem da conferência Emprego Jovem e Empreendedorismo social: novos caminhos. "Eu sei que o desemprego continua a ser a maior fractura quer social quer económica na sociedade portuguesa. Mas hoje confirmámos que temos uma tendência de descida do desemprego e que estamos a ter uma recuperação económica capaz de gerar empregos".
Pedro Mota Soares destacou a recuperação do emprego entre a população mais jovem, sublinhando que é o resultado do empreendedorismo e do investimento, mas também das alterações feitas pelo Governo no mercado de trabalho.
"É muito importante termos recuperação do emprego dos mais jovens. Isto deve-se muito à resiliência, à capacidade de investimento, ao empreendedorismo dos nossos empresários e trabalhadores mas também se deve às alterações que fizemos no mercado de trabalho", explicou.
O governante acrescentou ainda que o emprego que tem sido criado é emprego com "maior qualidade" e a prova de que a economia não tem de crescer 2 ou 3% ao ano para gerar postos de trabalho. "Temos hoje uma economia capaz de crescer gerando empregos, desmentindo muitos daqueles que dizem que só com crescimento acima de 2 ou 3% é possível criar empregos. Isso já está a acontecer em Portugal", concluiu.