Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Infografia: Taxa de desemprego cai para mínimo de três anos

O valor da taxa de desemprego no terceiro trimestre é o mais baixo desde o terceiro trimestre de 2011 e no espaço de dois anos o número de pessoas desempregadas recuou em mais de 150 mil. Veja os números do desemprego publicados pelo INE.

  • ...

A taxa de desemprego recuou no terceiro trimestre deste ano para 13,1%, 0,8 pontos abaixo do valor observado nos três meses anteriores. Segundo os dados publicados esta quarta-feira, 5 de Novembro, pelo INE, 689 mil portugueses não têm trabalho.

 

A análise à evolução do desemprego mostra que a taxa está agora no nível mais baixo em três anos (no terceiro trimestre de 2011 situava-se em 12,4%) e que desde o terceiro trimestre de 2012 o número de desempregados recuou em mais de 150 mil.

 

A taxa de desemprego jovem também baixou, embora persista acima dos 30%. Quanto ao número de desencorajados (desemprego oficial mais inactivos disponíveis, inactivos indisponíveis e subempregados), regressou acima da fasquia dos 300 mil. 

 

 
O que inclui o "desemprego real"?
Inclui pessoas em situação de subemprego, que são trabalhadores em part-time que queriam trabalhar mais horas, mas que não conseguem. A estes juntam-se os inactivos disponíveis: desempregados que, por qualquer motivo, optaram por não procurar trabalho. São normalmente classificados como desencorajados. Isto é, pessoas que acharam que não valia a pena procurarem emprego. Por último, contam para o "desemprego real" os inactivos indisponíveis, desempregados que procuraram trabalho, mas que não puderam ou não o quiseram aceitar. 
Ver comentários
Saber mais desemprego INE trabalho
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio