Notícia
35% dos profissionais receia perder o emprego em Portugal
Segundo um inquérito realizado pela Hays, 35% dos profissionais em Portugal receia perder o emprego nos próximos meses, e cerca de 76% dizem-se disponíveis para trabalhar no estrangeiro.
No guia do mercado laboral português apresentado pela Hays, empresa líder mundial em recrutamento de profissionais qualificados, cerca de 35% dos profissionais em Portugal receia perder o emprego já nos próximos meses. Por outro lado, 76% dos inquiridos está disponível para trabalhar no estrangeiro, preferencialmente na Europa ou no continente americano.
Na outra face da moeda, 45,5% dos gestores considera contratar novos funcionários em 2013. As áreas onde a procura de força de trabalho será mais intensiva são a comercial, a de informática e as engenharias. Profissionais conhecedores de línguas também serão valorizados pela crescente internacionalização e boa dinâmica de exportações das empresas portuguesas.
O estudo baseia-se em entrevistas e reuniões realizadas no país inteiro, para além de inquéritos específicos. As médias salariais, as políticas retributivas, as motivações dos profissionais e as preferências de quem está a contratar são algumas das preocupações do estudo. As dinâmicas dos diferentes sectores de mercado também são tidas em conta, como a banca e finanças, a indústria, o retalho e as tecnologias de informação.
“Em 2013, as oportunidades estão do lado dos profissionais e das empresas que tenham a capacidade de diferenciar-se e adaptar-se à realidade actual.”, afirma Paula Baptista, Managing Director da Hays Portugal. “Não é por acaso que, de um conjunto de cerca de 20 características, os empregadores que participaram no nosso inquérito elegeram a capacidade de adaptação/polivalência como aquela que mais pesa na escolha de um candidato.”