Notícia
Mapa: Desemprego em Portugal saiu da "zona vermelha"
No mapa do desemprego da Europa, Portugal deixou de estar a vermelho. Veja as taxas de desemprego em todos os países europeus.
A taxa de desemprego em Portugal, pela primeira vez desde 2009, situou-se abaixo dos 10% no mês de Março. Apesar de apresentar a sexta taxa de desemprego mais elevada entre todos os países da Zona Euro, Portugal deixou de estar pintado a vermelho no mapa europeu do desemprego.
Como mostra o mapa em cima, elaborado com base dos dados divulgados pelo Eurostat esta semana, Portugal destoa pela positiva dos restantes países do sul da Europa, com a taxa de desemprego acima dos 10% em França, Espanha, Itália e Grécia. Já no norte da Europa a cor predominante é o verde, já que são vários os países com taxas de desemprego na ordem dos 5%.
A taxa de desemprego em Portugal recuou 2,2 pontos percentuais entre Março de 2016 e Março deste ano, o que representa a queda mais forte entre todos os países da Zona Euro.
Apesar da descida acentuada do desemprego em Portugal, a taxa é a sexta mais elevada entre todos os países da Zona Euro, tal como acontecia em Fevereiro, mês em que Portugal trocou de posição com a França, país onde a taxa de desemprego está estável em 10,1% desde Março do ano passado. Grécia (23,5%), Espanha (18,2%), Chipre (12,5%) e Itália (11,7%) são os outros países que registam taxas de desemprego mais elevadas do que em Portugal.