Notícia
Desemprego registado desce pelo oitavo mês consecutivo
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego voltou a recuar em novembro, o que acontece pelo oitavo mês consecutivo. No entanto, ainda se encontra acima do que era registado antes da crise.
Explica a síntese que o número de pessoas inscritas como desempregados recuou 7,8% em termos homólogos e 0,9% face ao mês anterior.
A descida global foi em parte conseguida com o aumento das pessoas que estão temporariamente indisponíveis para aceitar um emprego, que subiu 5,9% em cadeia e 15,5% em termos homólogos. Em causa estão agora 19 mil pessoas que "não reúnem condições imediatas para o trabalho por motivo de doença".
Novo desemprego sobe 139% no Algarve
Face ao mês anterior, o desemprego registado aumentou no Algarve (+28,5%) e nos Açores (+0,8%).
Por outro lado, ao longo do mês de novembro houve 47 mil pessoas que se dirigiram aos centros de emprego para se inscreverem. Embora este número caia 9,3% em termos homólogos, sobe 6,7% em relação ao mês anterior.
E é no Algarve, mais uma vez, que o novo desemprego mais cresce: ao longo do mês inscreveram-se nos centros de emprego da região do Sul do país 7.197 pessoas, num aumento de 139% face ao mês anterior.
Notícia atualizada com mais informação às 11:22