Notícia
Desemprego em Portugal desce mais do que na Zona Euro
Em Setembro, a taxa de desemprego desceu uma décima na Zona Euro, estando agora abaixo dos 9%. Em Portugal, baixou mais rapidamente, para 8,6%. Mas a taxa de desemprego jovem sobe e contraria a tendência.
A taxa de desemprego em Portugal desceu mais rapidamente em Setembro, situando-se agora três décimas abaixo do que foi registado nos países da moeda única. Mas a taxa de desemprego jovem contraria esta tendência e está a aumentar pelo segundo mês consecutivo.
A informação divulgada esta terça-feira pelo Eurostat aponta para uma taxa de desemprego de 8,9% na Zona Euro, em Setembro, uma décima abaixo dos 9% registados em Agosto e um ponto percentual abaixo do que era registado há um ano. Trata-se da taxa mais baixa desde Janeiro de 2009.
Apesar de Portugal ter já há vários meses uma taxa mais baixa do que na Zona Euro, esta continua acima da que é registada na União Europeia. Os dados mostram que continua a ser a oitava mais elevada dos 28 países comparados pelo Eurostat.
Em Setembro, as taxas mais baixas foram registadas na República Checa (2,7%), na Alemanha (3,6%) e em Malta (4,1%). As mais altas foram observadas na Grécia (21%) e em Espanha (16,7%).
A taxa de desemprego em Portugal, que é ajustada de factores sazonais, tem por base a estimativa de 442 mil pessoas à procura de trabalho, menos 115 mil do que há um ano.
Desemprego jovem sobe e contraria tendência europeia
Destas, 96 têm menos de 25 anos, o que eleva a taxa de desemprego jovem para 25,7%.
Tal como já tinha revelado o INE, trata-se de uma subida pelo segundo mês consecutivo.
Esta evolução contraria a tendência da Zona Euro e da União Europeia, onde a taxa de desemprego jovem continua a cair para valores muito mais baixos: 18,7% e 16,6%, respectivamente.