Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Daniel Bessa: Empresários do Norte poderiam subir mais os salários dos trabalhadores

O economista Daniel Bessa disse esta noite, no Porto Canal, que não há margem para a subida do salário mínimo nacional, excepto em sectores "que estão a fazr eco", como os do calçado, vestuário e cortiça.

Miguel Baltazar
Negócios 14 de Dezembro de 2016 às 02:37
  • ...

Em reacção aos dados do emprego divulgados pelo Eurostat, Daniel Bessa alertou na terça-feira à noite, no programa "O Estado do País" do Porto Canal, para o facto de o emprego estar a crescer mais do que a riqueza que o país produz.

 

 "Normalmente, o emprego cresce um bocadinho menos do que o PIB, porque vai havendo ganhos de produtividade e para fazer crescer o PIB 1% normalmente não é preciso mais 1% das pessoas. Ora bem, temos um PIB a crescer 1% e pico e o emprego a crescer mais de 2% - e esse resultado é um pouco perturbador. Está-se a criar mais emprego do que aquilo que o PIB por si só justificaria", alertou o professor de Economia e Gestão

 

Na opinião do ex-ministro da Economia, "isto significa uma perda de produtividade, porque está a crescer mais o número de pessoas do que o resultado da sua actividade, o que aponta para salários médios que também não podem estar a crescer". Assim, sublinhou, "se se forçar o salário mínimo, corre-se o risco de ter perdas de postos de trabalho".

 

Sobre se há solução para isto, Daniel Bessa respondeu que "a única solução é passar a ter uma economia economia que consiga criar mais valor por trabalhador".

 

No seu entender, apesar de não haver margem para subir o salário mínimo nacional, o cenário no "Norte" é um pouco diferente. "Vou dizer uma coisa que os nossos empresários aqui do Norte não vão gostar: por exemplo, sectores que estão a fazer eco, que estão a crescer com base nas exportações, como é o caso do calçado, vestuário e cortiça - sectores muito representativos da economia nortenha - acho que se podia esperar que esta evolução do desempenho do sector, das vendas, das exportações, da conquista de mercados, correspondesse a melhorias salariais mais acentuadas", sugeriu.

Ver comentários
Saber mais Daniel Bessa emprego PIB
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio