Notícia
Liberty Global compra a holandesa Ziggo por 4,9 mil milhões
A operadora norte-americana Liberty Global chegou a acordo para comprar a operadora holandesa Ziggo por 4,9 mil milhões de euros. Operação terá lugar com um prémio de 22% face ao valor das acções antes da oferta.
A unidade europeia da norte-americana Liberty Global vai adquirir a Ziggo, na Holanda por 4,9 mil milhões de euros, adquirindo o controlo de uma operadora em que já detém uma participação de 29%.
Os accionistas da operadora holandesa vão receber um total de 34,53 euros por acção, sendo que apenas 11 serão em dinheiro e o remanescente (23,53 euros) pago com acções próprias da Liberty Global, segundo a Bloomberg.
A operação vai permitir ao dono da Liberty, John Malone, juntar as operações da Ziggo com as da UPC, através da qual está presente na Holanda, para concorrer com a incumbente Royal KPN.
A operação avalia a Ziggo em 11,5 vezes o EBITDA (resultado antes de juros, impostos depreciações e amortizações), o que compara com um múltiplo de 9,5 vezes em operações idênticas, segundo a agência noticiosa. Em Portugal, os analistas estimam que a Zon Optimus chegue ao fim do ano com um múltiplo de 6,5 vezes e a PT terminou 2013 com um múltiplo de 5,6 vezes.
As acções da Ziggo seguem a desvalorizar 2,7% para 32,35 euros depois do anúncio da operação. Ainda assim, a oferta é considerada atractiva mas “disciplinada” por parte da Liberty Global, segundo os analistas.
“É uma oferta justa”, disse o analisa do ING Groep Emmanuel Carlier, à Bloomberg. “As acções estarem a descer deve-se ao facto de uma grande parte ser paga com acções [da norte-americana Liberty Global] e muitos investidores não podem, ou não querem, ter acções dos Estados Unidos da América”.