Notícia
Angelina Jolie vai dar aulas na London School of Economics
O curso ministrado por Jolie e outros três professores convidados durará um ano e será pioneiro na sua área, anunciou a LSE. Também o ex-MNE britânico está no corpo docente convidado.
A actriz e enviada especial do Alto Comissariado da ONU para os refugiados (ACNUR) foi convidada a dar aulas na London School of Economics (LSE) como professora visitante. De acordo com um anúncio da escola, Jolie ministrará num novo curso de mestrado sobre mulheres, paz e segurança.
As inscrições para o curso – que durará um ano - arrancam no Outono. Este será o primeiro do género a nível mundial, coordenado pelo Centro para a Mulher, Paz e Segurança da universidade, criado no ano passado também por Jolie e pelo antigo secretário dos Negócios Estrangeiros britânicos William Hague.
"É vital que alarguemos a discussão sobre como avançar nos direitos das mulheres e acabar com a impunidade por crimes que afectam as mulheres de forma desproporcionada, como a violência sexual em ambientes de guerra. (…) Estou ansiosa por ensinar e aprender com os alunos, além de partilhar as minhas próprias experiências sobre trabalho com Governos e as Nações Unidas", afirmou a embaixadora em comunicado.
Também Hague dará aulas neste mestrado. Segundo a Reuters, esta é mais uma experiência de colaboração entre Jolie e o antigo responsável dos Negócios Estrangeiros, que desde 2011 vêm desenvolvendo iniciativas conjuntas. Em 2014, também em Londres, organizaram a primeira conferência global subordinada à violência sexual sobre mulheres.
O corpo docente visitante é ainda composto por Jane Connors, da Amnistia Internacional e Madeleine Rees, secretária-geral da Liga Internacional da Mulher para a Paz e Liberdade. Os professores vão proferir palestras, participar em workshops com peritos e em eventos públicos.
A LSE foi fundada em 1895 e é uma das mais prestigiadas universidades de ciências sociais do mundo. Conta cerca de 9.600 alunos de 140 países, tendo saído das suas fileiras um total de 16 prémios Nobel da Economia, Paz e Literatura.