Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ambiente "very british" numa feira de recrutamento jovem

Durante um dia, o átrio da faculdade de economia e gestão da Universidade Católica de Lisboa voltou a transformar-se numa feira de recrutamento.

Bruno Simão/Negócios
28 de Fevereiro de 2013 às 13:00
  • ...

A iniciativa, o "Career Forum", teve um número recorde de alunos inscritos. Numa manhã, em ambiente de palestra, cada empresa fazia o seu "company pitch". Da parte da tarde haveria o "networking event". No segundo e terceiro pisos, todo o dia, as "interviews". O mercado é português, mas o ambiente é "very british".

Eles engravatados, elas de salto alto. Os estudantes iam circulando e recolhendo brochuras entre as bancas repletas de brindes, desde cadernos e canetas a latas de refrigerante, passando por desodorizantes. O fórum promovido pela Universidade Católica (ou antes: Católica Lisbon) juntou os alunos em busca de uma oportunidade de trabalho e as empresas à caça de talento jovem.

Nas apresentações da manhã, umas em inglês, outras em português, os alunos de licenciatura e de mestrado da Católica foram ouvindo e questionando os recrutadores. Sem sequer tocarem na questão remuneratória, uns quiseram saber se a empresa fazia estágios de Verão. Outros se poderiam estagiar em paralelo com o mestrado. Outros ainda indagaram se a participação no programa Erasmus seria uma mais-valia.

 

Fórum Carreiras: Edição recorde

teve 60 empresas

Há vários anos que a Universidade Católica promove em Lisboa um Fórum Carreiras ("Career Forum"), para promover um contacto directo entre os seus alunos e as empresas que lhes poderão vir a dar trabalho. Este ano, no passado dia 19, a iniciativa atingiu um recorde. "Este ano praticamente dobrámos o número de empresas no 'campus'. Foi a primeira vez que juntámos 60 empresas", revelou Susana Prudêncio, do gabinete de desenvolvimento de carreiras da Católica. As inscrições de alunos (mais de 900) também quase duplicaram face ao ano passado. Pelas instalações da Católica Lisbon passaram empresas tão diversas como a Sonae, Galp, EDP, REN, Tivoli, Unilever, Vodafone, Lidl, Deloitte, entre outras. Nas apresentações de grupo, com 30 minutos de duração, participaram 16 empresas.

Susana Prudêncio, especialista de desenvolvimento de carreiras da Católica Lisbon, diz que este fórum "tem contribuído muito positivamente" para a colocação dos alunos no mercado de trabalho. "A nossa taxa de colocação é de 100% para os alunos de mestrado nos três meses seguintes à conclusão do curso. E 80% conseguem colocação ainda antes de concluírem o mestrado", afirmou Susana Prudêncio, em declarações ao Negócios.

"Aquilo que temos sentido é que existe uma maior preparação dos nossos alunos quando estão à procura de colocação", diz ainda a mesma responsável, reconhecendo que a conjuntura crítica que o País atravessa tem levado os estudantes universitários a empenharem-se ainda mais para conquistar um lugar no mercado de trabalho. Segundo Susana Prudêncio, no último ano a Católica teve "um aumento considerável" de colocação dos seus alunos no estrangeiro, sendo Londres um dos destinos mais frequentes.

A colaboradora da Católica Lisbon nota ainda que "enviar um CV [curriculum vitae] hoje em dia já não é suficiente", sendo necessário os alunos investirem noutras formas complementares de seduzir os potenciais empregadores. "É necessário capitalizar o uso do LinkedIn", recomenda.

Para Susana Claro, sócia da consultora PricewaterhouseCoopers, os alunos que hoje procuram trabalho não devem ver o seu curso actual como um ponto final na formação. "Não é assim tão importante ter mestrado, mas não o tendo agora é bom pensar em vir a fazê-lo em algum momento. O mundo muda todos os dias e devemos estar sempre a aprender", afirmou a especialista em fiscalidade, em resposta a um estudante.

Para os mais de 900 alunos que participaram no fórum de carreiras, o contacto com as empresas presentes no "campus" pode ter sido essencial. Quando acabarem o mestrado, elas estarão à sua espera. "Se Deus quiser", porque a universidade é Católica.

Ver comentários
Saber mais universidades emprego
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio