Notícia
Air France e Cathay Pacific introduzem "airbags" nos aviões
As transportadoras aéreas Air France e Cathay Pacific estão a introduzir "airbags" montados nos cintos de segurança dos seus aviões, nos lugares de classe económica, de forma satisfazer as regulações mais exigentes impostas pelas autoridades, que procuram diminuir o número de mortes em acidentes aéreos.
09 de Junho de 2010 às 14:20
![](http://www.jornaldenegocios.pt/images/2009_06/airbus_a350pq.jpg)
Todos os aviões construídos nos Estados Unidos desde Outubro têm de ser desenhados de forma a satisfazer a exigência de manter os passageiros conscientes num caso de um impacto provocar a uma desaceleração a um ritmo superior a 16 vezes a força da gravidade. A ideia é que os "airbags" provoquem uma desaceleração mais lenta em caso de acidente, permitindo que os passageiros não percam os sentidos e possam fugir de eventual incêndio.
“O problema com os nossos lugares da classe económica é que têm uma estrutura rígida e um impacto da cabeça é mais difícil de controlar”, disse o CEO da Chathay Pacific Tony Miller à Bloomberg. “Por isso necessitamos dos ‘airbags’”.
A Bloomberg avança que é possível sobreviver a cerca de 80% dos acidentes de aviação, sendo que um estudo da Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido concluiu que 25 acidentes onde houve um impacto, concluiu que assentos mais forte e melhores dispositivos de segurança poderiam ter evitado 62 mortes.