Notícia
Vieira da Silva fica na Economia e "rouba" o QREN
António Vieira da Silva, o até agora ministro responsável pelas políticas sociais, vai transitar para o Ministério da Economia e deverá levar consigo a responsabilidade de coordenação política do QREN, até agora na tutela do Ambiente.

Desde sempre dado como indefectível no novo Governo, Vieira da Silva chegou a ser falado para o Ministério das Obras Públicas, mas acaba por ficar no lugar que estava interinamente a ser preenchido por Teixeira dos Santos – que se mantém como Ministro das Finanças – depois da demissão forçada de Manuel Pinho.
Há já alguns meses que o Ministério do Trabalho de Vieira da Silva entrara em rota de colisão com o Ambiente por divergências de fundo sobre a orientação do QREN. Vieira da Silva defendia que os apoios comunitários deveriam ser reorientados para acudir à recessão em que mergulhou o País – com mais linhas para as empresas e para programas de formação dirigidos aos desempregados. Já no Ambiente se insistia que o QREN é um instrumento para estimular uma mudança “estrutural” da economia portuguesa, e não para apagar fogos “conjunturais”.