Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Vídeo: Wall Street ajudou Grécia a esconder a crise financeira

Wall Street terá ajudado a Grécia a esconder os problemas financeiros que deram origem ao último abalo dos mercados financeiros europeus. Segundo o "New York Times", o Goldman Sachs terá ajudado a esconder milhões em dívidas do orçamento grego.

15 de Fevereiro de 2010 às 08:30
  • ...
Wall Street terá ajudado a Grécia a esconder os problemas financeiros que deram origem ao último abalo dos mercados financeiros europeus. Segundo o “New York Times”, o Goldman Sachs terá ajudado a esconder milhões em dívidas do orçamento grego.

De acordo com o mesmo jornal, desde que as preocupações com a Grécia estalaram, algumas declarações e entrevistas mostram que Wall Street ajudou o país, durante a última década, a esconder de Bruxelas que os limites de dívida estavam a ser superados.

O “New York Times” revela que antes da crise ter rebentado, os bancos estavam a tentar encontrar soluções para ajudar a Grécia a evitar o reconhecimento da situação das suas finanças públicas.

No início de Novembro, uma equipa do Goldman Sachs, liderada pelo próprio presidente do banco, Gary D. Sohn, deslocou-se até Atenas com uma proposta muito moderna, que ajudaria o Governo grego a tentar pagar as suas dívidas, de acordo com o mesmo jornal que cita duas pessoas não identificadas que estiveram envolvidas nas negociações.

O banco terá apresentado um instrumento financeiro que iria transportar a dívida do sistema de saúde grego para o futuro. Um esquema semelhante ao que provocou a crise do “subprime” nos EUA e que levou a economia mundial para uma recessão, de acordo com o “New York Times”.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio