Notícia
Vendas a retalho no Reino Unido diminuem 0,3% em Dezembro
As vendas a retalho no Reino Unido recuaram 0,3% em Dezembro, registando a primeira quebra em quase dois anos. As previsões dos analistas apontavam para um crescimento de 0,5% face a Novembro.
Segundo o mesmo instituto, as vendas a retalho cresceram 5,7% em comparação com período homólogo de 2000, depois de terem aumentado 7% em Novembro.
De acordo com analistas citados pelas agências internacionais, «os valores divulgados hoje aumentam a pressão sobre o Banco de Inglaterra para cortar a sua principal taxa de juro», uma vez que «o consumo interno tem permitido à economia britânica continuar a crescer».
O Banco de Inglaterra cortou a sua principal taxa de juro por sete vezes, colocando o custo do dinheiro no Reino Unido nos 4%, o valor mais baixo dos últimos 38 anos.
Vendas a retalho no Reino crescem 5,9% em 2001As vendas a retalho no Reino Unido cresceram 5,9% na totalidade de 2001, naquele que foi o maior aumento anual desde 1988.
Segundo o instituto britânico de estatística, «a quebra das vendas em Dezembro reflectem mais um Novembro forte do que um fraco Dezembro». As vendas a retalho aumentaram 1% em Novembro, contra a diminuição de 0,3% verificada em Dezembro.