Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

União Europeia vale mais do que os EUA no PIB mundial

Os (ainda) 28 países da União Europeia geram 23,8% da riqueza do mundo, um resultado que coloca o continente à frente dos Estados Unidos, China ou Japão, divulgou esta sexta-feira o Eurostat.

Bruno Simão/Negócios
02 de Setembro de 2016 às 12:47
  • 6
  • ...

Os Estados Unidos são a maior economia do mundo, mas se a União Europeia fosse um país ultrapassaria os americanos. O produto interno bruto (PIB) dos 28 estados-membros representava, em 2014, 23,8% de toda a riqueza mundial, enquanto a riqueza norte-americana valia 22,2% do PIB mundial. O PIB da China vem bem atrás, valendo 13,4% da riqueza do planeta, e o Japão representava 5,9% da riqueza mundial.

 

Estes dados constam da publicação "A UE no mundo" do Eurostat, e foram divulgados esta sexta-feira para assinalar a reunião do G-20 em Hangzhou, na China, que se realiza no domingo e segunda-feira.

 

Juntos, a União Europeia e os restantes países do G20 representam 85,2% da riqueza produzida no mundo – os restantes países valem 14,8%. Apesar de liderar na produção de riqueza, a UE tem apenas 7% da população mundial, ou 509 milhões de habitantes. Esse campeonato é ganho pela China, que concentra 18,7% da população mundial (1.376 milhões de pessoas), com a Índia a surgir na segunda posição, com 1.311 milhões de habitantes (17,8% da população mundial).

 

O principal parceiro comercial da União Europeia são os Estados Unidos – 18,3% das vendas de bens e serviços europeias seguiram para território norte-americano e 9,7% para a China. A União Europeia é uma cliente preferencial da Rússia e da Turquia: 45,1% das exportações russas e 43,5% das turcas foram para a Europa em 2014.

 

No que toca a nascimento de crianças, a UE não é exemplo e regista a terceira pior taxa de fertilidade entre os membros do G20, com 1,5 nados-vivos por mulher. Pior só a Coreia do Sul (1,2) e o Japão (1,4). Em sentido inverso, a Arábia Saudita, com 2,8, a Indonésia e a Índia (com 2,5) lideram este indicador. Recorde-se que, para haver renovação de gerações, a taxa de fertilidade deve ser de 2,1 filhos por mulher.

 

É precisamente no Japão que se regista a maior esperança média de vida: 87 anos para as mulheres e 80 anos para os homens. Na União Europeia, estes valores são de 83,7 anos para as mulheres e de 78,1 anos para os homens.

Ver comentários
Saber mais Economia estatística Eurostat taxa de fertilidade
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio