Notícia
Trump: plano para o Brexit dificulta acordo comercial com os EUA
Numa entrevista a uma rádio britânica, Donald Trump disse que este acordo para o Brexit impossibilitaria um entendimento comercial entre o Reino Unido e os EUA. Membros do Governo de Johnson já vieram desmentir.
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que o atual acordo para o Brexit vai tornar mais difícil um entendimento comercial entre as duas partes, após o divórcio com a União Europeia (UE) se consumar.
"Queremos fazer um acordo comercial com o Reino Unido e sei que eles também querem fazê-lo", disse Donald Trump, numa entrevista à britânica LBC Radio, mas "não é possível fazer esse acordo nestas circunstâncias. Somos impedidos, devido a certos caminhos (que o acordo do Brexit tomou), o que é ridículo por sinal".
Na sexta-feira, Robert Jenrick, secretário de Estado do Governo britânico, disse que a avaliação feita por Donald Trump não é "igual à nossa", acrescentando, numa entrevista à rádio da BBC, que um acordo para o Brexit vai permitir ao Reino Unido fazer acordos comerciais com economias de todo o mundo, incluindo os Estados Unidos.
Este alerta de Trump sugere que, mesmo que Johnson consiga fazer passar o acordo no parlamento britânico, não será tão fácil, como eventualmente esperava, chegar a um entendimento comercial com Washington.
Na mesma entrevista à estação de rádio, Trump disse que Jeremy Corbyn "seria um mau" primeiro-ministro e que Johnson "é a pessoa indicada nesta altura".
Corbyn reagiu acusando Trump de "tentar interferir" nas eleições gerais do Reino Unido "em favor do seu amigo Boris Johnson".
O primeiro-ministro britânico renegociou o acordo de divórcio com a UE e prevê agora uma vitória nas próximas eleições de 12 de dezembro para convencer o parlamento a aprovar o seu acordo para o Brexit.