Notícia
Tráfego das companhias europeias cresce 1,2% na última semana de Julho
O tráfego internacional de passageiros das companhias aéreas europeias aumentou 1,2% na semana que terminou a 27 de Julho, de acordo com dados da associação europeia de companhias aéreas, a AEA.
A retoma verificada deve-se sobretudo a uma recuperação relativa da procura de voos no Atlântico Norte e Médio Oriente.<7p>
As viagens no Atlântico Norte aumentaram 6,6% face à mesma semana de 2002, enquanto o tráfego no Médio Oriente cresceu 2,8%.
Pelo contrário, os passageiros nas viagens aéreas dentro do espaço europeu caíram 0,5%. Na Ásia a queda foi mais acentuada, cerca de 8,5% face à semana de 2002.
O declínio do tráfego na Ásia sugere que a pneumonia atípica poderá ter custado 16 semanas ao desenvolvimento do mercado nesta região vital para o sector, disse o secretário-geral da associação, Ulrich Schulte-Strathaus.
As companhias aéreas europeias vão apresentar prejuízos entre mil milhões e de 2,4 mil milhões de dólares este ano, reflectindo a conjugação de vários factores negativos: a guerra do Iraque, a crise económica, o surto da pneumonia atípica.
O tráfego das companhias aéreas europeias caiu 1,8% desde o início do ano. As viagens entre 17 de Março e 27 de Julho caíram 3,9% face ao mesmo período de 2002.