Notícia
Varoufakis cobra 60 mil dólares por conferência quatro meses depois de ter sido ministro
O ex-ministro grego das Finanças está a ser criticado por tirar proveito de ter sido governante. Segundo o Proto Thema, Varoufakis cobra 60 mil dólares para discursar fora da Europa e 5 mil dólares para fazer um discurso na Europa.
A máxima de que "é mais importante ter sido ministro do que sê-lo" parece também aplicar-se a Yanis Varoufakis. Segundo o semanário grego Proto Thema, as conferências em que Varoufakis se tem desmultiplicado são pagas a peso de ouro.
Aquele jornal refere que Varoufakis cobra actualmente 60 mil dólares (54,4 mil euros) para discursar num país exterior ao continente europeu, sendo que para fazer um discurso num país do Velho Continente o economista especialista em Teoria dos Jogos recebe 5 mil dólares (4.500 mil euros). Já para dar uma aula numa universidade europeia, Varoufakis cobra apenas 1.500 dólares (1.400 mil euros).
O Proto Thema teve acesso à "tabela de preços" do marxista convicto Varoufakis através de um email enviado para a London Speaker Bureau. Esta agência representa actualmente o polémico ex-ministro grego que tanta controvérsia gerou devido às posições assumidas nas reuniões do Eurogrupo, mas também devido a um enorme rol de outros factores, como o irreverente vestuário. De acordo com aquela publicação, entre as exigências feitas por Varoufakis está também a necessidade de viajar "em classe executiva".
O Proto Thema, um semanário grego considerado populista, ataca o homem que se incompatibilizou com o primeiro-ministro Alexis Tsipras depois deste ter acordado um terceiro resgate com os credores da troika: "O homem que contribuiu para a catástrofe da economia grega ao obstruir as conversações com os credores internacionais e que levou o país a introduzir controlo de capitais é uma mina de ouro", escreveu o Proto Thema citado pelo Telegraph.
Durante os cerca de seis meses em que foi ministro, Varoufakis nunca hesitou em apontar o dedo aos países e credores que estariam a beneficiar da crise grega. Agora é o próprio Varoufakis a ser criticado por lucrar com o facto de ter sido governante durante uma fase especialmente importante para a Grécia, mas também para a Europa. Talvez devido a estas razões, mas também ao facto de ser considerado um "sex symbol", Yanis Varoufakis "está a ser muito requisitado", reconhece a agência London Speaker Bureau.